Carnê-leão para profissionais Autônomos

Se você nutricionista, psicóloga ou outro profissional da saúde e ainda atende de forma autônoma, acredito que você já deve ter ouvido que precisa fazer o carnê-leão. Tenho quase certeza que você não entendeu muito bem o que era, ou como fazer, mas nesse artigo vamos trazer a clareza que você precisa para regularizar seus atendimentos com segurança.

Mas o que é o carnê-leão? Bem, o carnê-leão existe com o objetivo de recolhimento mensal do Imposto de Renda devido pelos prestadores de serviços autônomos. É o que acontece com o profissional liberal que inicia os seus atendimentos sem ter uma empresa formalizada. O profissional que atende outras pessoas física passa a ser o responsável pelo recolhimento mensal obrigatório do seu imposto de renda. O imposto total a pagar no mês será calculado pelo carnê-leão.

E como ocorre esse cálculo? Antes de tudo você precisará informar no Carnê-leão a relação de todos os pacientes que você atendeu no mês. Ahh… algo que é muito importante: você precisa ter o CPF de todos os pacientes atendidos, isso porque essa informação vai constar no carnêleão. Depois de informar todos os recebimentos do mês e as despesas que você teve com a prestação do serviço, o sistema irá informar se ao final teve ou não imposto a pagar. É através do preenchimento do Carnê-leão que você fica com o recolhimento do imposto de renda regularizado, além de ter uma maior segurança na hora da emissão dos recibos de pagamento para seu paciente.

Caso você prefira, um Contador pode te ajudar com o Carnê-leão, orientando inclusive com os
valores de despesas que poderão ser registrados na declaração para que ao final ocorra o
recolhimento correto do imposto de renda.

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados à Almeida & Oliveira – Feito por Agência Tico Tico no Fubá