Imposto de renda para psicólogos autônomos: como funciona?

O psicólogo que atua de forma autônoma é aquele profissional que não optou ou não possui uma empresa aberta para realizar seus atendimentos. Ou seja, se você é psicólogo e atende como Pessoa Física, esse artigo foi feito para você. No Brasil o recolhimento do imposto de renda é feito de forma mensal, e se você é profissional autônomo deverá recolher o imposto de renda mensalmente com base nos seus recebimentos. Como regra, psicólogos que atendem outras pessoas físicas deverão recolher o imposto de renda através do carnê-leão. Mas o que é o “carnê-leão”? Você deve estar se perguntando… O carnê-leão é uma declaração obrigatória que todo psicólogo que atende como autônomo precisa entregar para recolhimento do imposto de renda mensal.

Nessa declaração você irá informar todos os valores recebidos no mês referente aos atendimentos realizados. Além do valor recebido, você precisará informar o CPF do seu paciente que realizou o pagamento. Ou seja, o psicólogo que mantém o carnê-leão regular tem seus atendimentos formalizados, agregando uma seriedade ao trabalho e uma maior segurança para seus pacientes. Além dos recebimentos, você poderá informar no carnê-leão as despesas que você tem na prestação do seu serviço, ou seja, o aluguel da sala, o pagamento da secretária, material utilizado no consultório poderão compor as suas despesas e reduzir o imposto de renda a pagar ao final do mês.

Ou seja, uma boa gestão e organização e financeira são fundamentais para que você tenha mais sucesso nos seus atendimentos. Nós da Almeida & Oliveira somos a sua contabilidade em Salvador especializada em profissionais da área da saúde, e podemos te ajudar a regularizar seus atendimentos, gerando assim maior segurança na prestação dos seus serviços.

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados à Almeida & Oliveira – Feito por Agência Tico Tico no Fubá